Vestibular UEL 2023 será em duas fases: saiba como se adaptar às mudanças

O Vestibular UEL 2023 voltará a ser realizado em duas fases, após dois anos de provas concentradas em um único dia por causa da necessidade de isolamento imposta pela pandemia de covid-19. No ano que vem, portanto, o exame realiza-se no dia 5 de março (1ª fase) e nos dias 2, 3 e 4 de abril (2ª fase). Já a Prova de Habilidade Específica para candidatos ao curso de Música será aplicada em 4 de dezembro de 2022. 

Na primeira fase do vestibular UEL 2023, haverá uma prova de Conhecimentos Gerais, classificatória para a segunda fase. De acordo com o novo calendário, o resultado do vestibular será divulgado no dia 2 de maio, com início do ano letivo previsto para meados de 2023.

Em 2021 e 2022, por causa da pandemia de Covid-19, o vestibular ocorreu em fase única, com 50 questões sobre o conteúdo do Ensino Médio e uma prova de redação. Muito embora pareça que o vestibular em apenas uma fase seja mais fácil, a coordenadora da Cops, professora Sandra Garcia, afirmou em reportagem do jornal O Perobal, produzido pela UEL,  que o retorno do vestibular em duas fases beneficia o candidato que volta ter a possibilidade de apresentar de forma mais detalhada o conhecimento aprendido durante o Ensino Médio.

LEIA MAIS 

Dicas para iniciar o cursinho e a lista de CPMs de 2022 do Prime

Como serão as provas do vestibular UEL 2023

Primeira fase - 5 de março

  • 60 questões de Conhecimentos Gerais: Geografia, História, Filosofia, Artes, Química, Física, Biologia, Sociologia e Matemática. Essa fase é classificatória para a segunda fase. 

Segunda fase - 2,3 e 4 de abril

  • 2 de abril – questões de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação.
  • 3 de abril  -  prova discursiva de Conhecimentos Específicos. O aluno, dependendo do curso escolhido, fará uma prova com três disciplinas específicas Cada disciplina contemplará quatro questões, totalizando 12 questões. 
  • 4 de abril - prova de habilidades específicas para candidatos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Moda e Artes Visuais.

Como se preparar para o novo vestibular da UEL

A orientadora de estudos do Prime, Silvia Miccoli, destaca que a realização do vestibular UEL 2023 em duas fases é uma mudança importante. 

Porém, os candidatos precisam ter em mente que algumas características da prova permanecem, como o fato de serem questões interdisciplinares e temáticas.

Com relação às questões discursivas, ela lembra que serão três disciplinas específicas para cada curso. A UEL ainda não divulgou quais serão os conteúdos específicos. No caso de medicina, historicamente o vestibular costuma cobrar questões de biologia e química, além de uma terceira disciplina. Diante da novidade, é recomendável que os candidatos intensifiquem os treinos de respostas discursivas.

No Prime, os alunos que passam pelo núcleo de mentoria com as orientadoras de estudos Marcia Chireia e Silvia Miccoli já têm sido orientados a trabalhar questões mais complexas em exercícios abertos. Silvia lembra que o modelo discursivo traz vantagens: é uma oportunidade do aluno mostrar o que sabe de forma detalhada, sem um esquema fechado do que é certo ou errado. Há, inclusive, a possibilidade de pontuar sem ter respondido todo o conteúdo pedido na questão. 

“Só é preciso tomar cuidado para não divagar com escrita prolixa, pois a prova quer saber se há um conhecimento mais profundo e assertivo”, alerta.