Dicas eficientes para a prova do vestibular de medicina da PUCPR

A orientadora de estudos do Prime, Silvia Miccoli, traz dicas eficientes para te ajudar a resolver com estratégia a prova do vestibular de medicina da PUCPR

Chegou a hora!  O vestibular de medicina da PUCPR será no dia 31 de outubro e, mais uma vez, ocorrerá apenas na modalidade on-line. O curso Prime é campeão em aprovações na PUCPR. Nossa equipe conhece o vestibular em detalhes e nossos plantões exclusivos sempre entregam os macetes finais para gabaritar o exame. 

Mas, e na hora da prova, como enfrentar a ansiedade e até mesmo os temidos “brancos”. Para te ajudar a fazer o vestibular de medicina da PUCPR com tranquilidade, convidamos nossa orientadora de estudos, Sílvia Miccoli, para dar dicas e definir estratégias que vão garantir eficiência na resolução do teste. 

LEIA MAIS

Conheça histórias de aprovação dos alunos Prime

Como será o vestibular de medicina da PUCPR

Pela segunda vez, o vestibular de medicina da PUCPR será feito na modalidade online. Isso significa que o candidato resolverá as questões remotamente, em casa ou em outro lugar escolhido por ele, em equipamento próprio. ATENÇÃO: a prova da PUC só poderá ser resolvida em notebook ou computador e os mesmos NÃO podem ser da marca APPLE. 

Silvia orienta ao candidato que esteja no local escolhido para a prova pelo menos 20 minutos antes do horário marcado para iniciar. Na modalidade online, é muito importante que os vestibulandos verifiquem antes se o ambiente está limpo e organizado, testem a plataforma, o sinal de conexão da internet e verifiquem se a câmera está funcionando. Pequenos erros técnicos podem causar atrasos e até mesmo impedirem o candidato de finalizar a prova.

Características da prova online

Nesta edição, o vestibular da PUCPR para medicina acontece em um único dia, dividido em três partes: no bloco da manhã, a primeira fase ocorre das 9h30 às 11h30, com os testes de biologia e química (seis questões cada, com peso 3), língua portuguesa (seis questões, com peso 2) e literatura (duas questões, com peso 1). 

No bloco da tarde, a primeira parte vai das 13 às 15 horas, com matemática e física (seis questões cada, com peso 3) e história e geografia (quatro questões cada, com peso 1). 

Após intervalo de 10 minutos, inicia o terceiro bloco, das 15h10 às 17h10, com as provas de inglês (cinco questões, com peso 2), filosofia (duas questões, com peso 1) e redação com texto dissertativo-argumentativo.

LEIA MAIS

Saiba quais são as obras literárias e filosóficas da PUCPR

Estratégias para resolução da prova

A orientadora de estudos Sílvia Miccoli detalhou uma estratégia para resolver o teste com eficiência. Acompanhe:

  1. No bloco da manhã, é importante começar a prova pelas disciplinas com peso 3 (biologia e química). Primeiro resolva todas as questões fáceis de biologia e sinalize as que você sabe resolver, mas vai levar mais tempo. Em seguida, faça o mesmo com a prova de química. Em ambos os casos, deixe as questões que não saberá responder para o final do bloco. Na sequência, resolva a prova de língua portuguesa e, por fim, literatura. Ao final, volta para questões de biologia e química que não conseguiu resolver. Atenção: controle o tempo para conseguir dar conta da prova. 
  2. No primeiro bloco da tarde, repita a mesma estratégia com matemática e física, pois possuem peso 3. Depois disso, caso tenha boas habilidades em história e geografia, resolva as quatro questões dessas matérias. Se, ao contrário, essas disciplinas não forem o seu forte, faça antes as questões difíceis de matemática e física.
  3. No terceiro bloco, a dica é iniciar com um rascunho da redação. Isso porque as provas de história e geografia podem ter ajudado a criar repertório para o texto. Em seguida, resolva a prova de inglês e, por fim, filosofia. Volte então para a redação, finalize o texto e passe a limpo.

O que fazer se der o  famoso “branco”?

Usar as estratégias acima ajudam o vestibulando a ter calma para chegar até o fim do exame. Caso ocorra um episódio de ansiedade e você tenha o famoso “branco”, a dica da Silvia é deixar a questão para o fim e seguir a prova, priorizando as questões mais simples. “Inspire e respire profundamente pelo menos duas vezes, pois isso vai oxigenar o cérebro”, ensina. Retorne para a questão desafiadora apenas ao final. “Com calma, tenho certeza que você vai se lembrar da resposta”, avisa. 

 

Uma boa prova a todos!