Saiba quais são as novas obras de Filosofia da PUC-PR

A prova do vestibular de Medicina da PUC- PR mudou. Nesta edição, o exame ocorre apenas no período da tarde e, além disso, a universidade elaborou uma nova lista de textos que serão cobrados nas questões de Filosofia. São eles “O Livre-arbítrio”, de Santo Agostinho, “Fundamentação sobre a metafísica dos costumes”, de Kant e “Discurso sobre a servidão voluntária”, de Etienne de La Boétie. Para informações sobre os plantões de Filosofia, Física, Literatura, Biologia e Geografia, acesse o site: http://7071103.contato.site/prime-plantoes-puc-2019
O professor Lucas do Prado, do curso Prime, destaca que os textos de Filosofia falam sobre moral e liberdade. “O texto de Santo Agostinho, por exemplo, vai problematizar sobre como a liberdade está relacionada ao pecado, à origem do mal”, explica.
Já o texto do Kant trata sobre os fundamentos da verdadeira moral entre os seres humanos. “Em outras palavras, ele vai tentar encontrar o que seria a base da verdadeira ética”, diz.
Por fim, o texto de Etienne de La Boétie, que é um filósofo humanista, vai discutir pq os homens são capazes de abrir mão de sua liberdade para serem servis. “Ele questiona por que, muitas vezes, as pessoas optam por adotar um comportamento servil, de obediência a algum tipo de tirano ou autoridade, ao invés de viver sua liberdade de maneira plena”, pontua.
Literatura
A lista da prova de literatura inclui “Estrela da vida inteira”, de Manuel Bandeira, “O Auto da compadecida”, de Ariano Suassuna e “Relato de um certo oriente”, de Milton Hatoum.
“Esta lista é muito boa”, avaliou o professor Biti, do curso Prime. “‘Em Estrela da Vida Inteira’, vamos encontrar as principais influências, os principais temas e a formação da personalidade poética do modernismo brasileiro” afirma.
Já “O Auto da Compadecida” é uma releitura do “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente, com influência da literatura picaresca espanhola, do cordel e do folclore nordestino na construção “de uma das melhores peças de teatro de todos os tempos”. Por fim, “Relato de um certo oriente” traz a união da cultura libanesa com a cultura manauara na obra de um dos principais prosadores da literatura contemporânea brasileira. “Hatoum apresenta todas as técnicas da pós-modernidade para formar uma visão ímpar do mundo contemporâneo”, explica.
Para mais informações sobre o vestibular da PUC_PR, acesse

https://www.cursoprimelondrina.com.br/blog/vestibular-de-medicina-da-puc-pr-inscricoes-abertas-ate-3-de-junho