Conheça os melhores cursos de medicina em universidades públicas e privadas

Medicina é, de longe, o curso mais concorrido nos vestibulares e no ENEM. Por isso, a dica para quem está buscando uma vaga neste curso é planejar os estudos pensando em mais de uma opção de universidade. Uma dúvida que sempre surge na cabeça dos vestibulandos é sobre quais são as melhores faculdades de medicina do Brasil. Afinal, estima-se que, hoje, existam cerca de 330 instituições que oferecem o curso de medicina em todo país. 

O Jornal Folha de São Paulo divulga todos os anos o ranking dos melhores cursos. O blog do Prime separou as dez melhores faculdades públicas e privadas para ajudar na sua escolha. 

Ranking dos dez melhores cursos de Medicina  em universidades públicas (fonte: RUF 2023)

1- USP 

2- UNICAMP

3 - UNIFESP

4 - UFMG

5 - UNESP

6 - UFRGS

7 - UFRJ

8  - UFPR

 9- UFSM

10 - UNB

 >>> A única universidade paranaense no ranking é a UFPR. Já a UEM ocupa o 14ºlugar e a UEL está em 26º lugar.


Ranking dos dez melhores cursos de Medicina  em universidades privadas (fonte: RUF 2023)

1 - PUCRS

2- PUCPR

3 - FACULDADE SANTA CASA DE SP (FCMSCSP)

4 - UNIUBE

5 - BAHIANA

6 - FACULDADE SÃO LEOPOLDO MANDIC

7 - UNIAERP

8 - UNIFOR - CE

9 - UNINOVE

10 - PUC-CAMPINAS

Nesta relação, o destaque da lista é a PUCPR, posicionada em segundo lugar entre as melhores particulares. 

 LEIA MAIS

Passar em medicina é um investimento a longo prazo

Como é o curso de medicina

Depois da aprovação no vestibular, a rotina do estudante de medicina continua puxada. 

No currículo tradicional, são seis anos de curso, divididos em três ciclos: 

  • Básico - período em que o aluno terá contato com matérias relacionadas à Anatomia, Fisiologia, Histologia e Bioquímica.
  •  Clínico -  período em que o aluno se aproxima ainda mais do paciente. Além da sala de aula, as matérias são ministradas nos consultórios e ambulatórios dos hospitais-escola e dos centros de saúde conveniados.
  • Internato - Quinto e sexto ano do curso, quando as aulas são ministradas em atividades práticas por profissionais de diferentes especialidades no hospital-escola e nos ambulatórios. Neste período, ocorrerão os estágios e plantões nos serviços de emergência do hospital-escola para o acompanhamento de atendimento emergencial e cirúrgico.

Clínico Geral

A primeira formação do médico é como clínico geral. Ao final do sexto ano, o aluno de Medicina poderá obter registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) e estará apto ao exercício da profissão médica, como clínico geral. No entanto, muitos graduados, agora bacharéis em Medicina, continuam os estudos para aprofundamento de uma especialidade, a chamada Residência Médica. 

Residência Médica

Com dois ou três anos de duração, a residência médica exige que o aluno graduado em Medicina realize uma prova para ingressar numa instituição certificada. É uma espécie de especialização, porém, com carga horária maior. A residência se divide, basicamente, em grandes áreas como: Cardiologia, Cirurgia Geral, Neurologia e Ginecologia-Obstetrícia. Nada impede, porém, que o bacharel prossiga em uma Especialização (Lato Sensu) ou Mestrado (Stricto Sensu) na sequência.