Passar no vestibular de medicina é um investimento a longo prazo

A decisão de prestar vestibular para medicina costuma vir acompanhada de muitas dúvidas. Quanto tempo de estudo é necessário? Como enfrentar a concorrência? Não fiz o ensino médio “forte”, vou conseguir passar? A trajetória para ser aprovado é longa, mas não é impossível. Se você tomou a decisão de ser médico, é hora de procurar um bom cursinho extensivo focado em medicina para te apoiar no cumprimento deste objetivo. Contar com profissionais experientes, capacitados e capazes de te ensinar as mais eficientes metodologias de estudo é a melhor escolha para esse momento.

O Prime é pioneiro na oferta de curso extensivo pré-vestibular para alunos de alto rendimento e campeão em aprovações. Nossas matrículas para o cursinho extensivo de 2021 já estão abertas, mas as vagas são limitadas. Reserve sua vaga pelo whatsapp (43) 3325-1020. A primeira turma de extensivo começa no dia 8 de fevereiro. 

Saiba por que o Prime é o melhor cursinho focado em medicina de Londrina

 

 

Quero medicina, por onde começar?

O professor de biologia Márcio Barbieri é diretor do curso pré-vestibular Prime, em Londrina, e tem ampla experiência na aprovação de vestibulandos nos cursos de medicina mais concorridos. Ele lembra que a aprovação requer um investimento a longo prazo pois, em média, são necessários *três anos de estudos* para conseguir passar no vestibular. 

O início da jornada rumo à aprovação em medicina requer autoconhecimento para desenvolver a disciplina e a resiliência necessárias. O “medicineiro” deve ter consciência que o caminho é longo e que a aprendizagem vai além dos conteúdos. Com foco, organização, consciência e planejamento, é possível realizar o sonho da aprovação nas melhores universidades de medicina do Brasil.

Na jornada rumo à aprovação em medicina, é preciso definir seus objetivos: priorize as universidades de sua preferência e dedique-se a conhecer detalhes dos vestibulares destas instituições. Com a meta estabelecida, saiba identificar seus pontos fortes, o que precisa melhorar e como organizar seus estudos para dar conta dos desafios. Afinal, vestibular não é loteria! Perseverar para alcançar a aprovação é importante, assim como controlar a ansiedade e lidar com a frustração.

 

Organize seus estudos

No Prime, oferecemos uma exclusiva orientação de estudos para apoiar os estudantes no planejamento das metas e desenvolvimento das ferramentas necessárias para atingi-las. O objetivo é “ensinar a aprender” para que o estudante se torne autônomo no desenvolvimento das habilidades necessárias à aprovação.

Quem quer passar em medicina precisa ter ótimo desempenho em todas as disciplinas. A orientação de estudos do Prime ensina a criar um cronograma de estudos que inclui todas as matérias, considerando pontos fortes e os que precisam melhorar. Como o caminho é longo, esse cronograma precisa ser feito com antecedência e passar por novos planejamentos à medida que seus estudos avancem. 

Aprender com os erros também faz parte da metodologia do curso Prime. Por isso, nossos alunos são incentivados a realizar simulados semanais para testarem seus conhecimentos. O professor Márcio destaca que, para ser aprovado em uma universidade pública de medicina, o candidato precisa ter aproveitamento médio de 85% nos simulados. São as provas semanais, também, que vão mostrar seus erros e indicar os próximos passos nos estudos. O material didático usado no Prime, do COC, oferece um vasto acervo de simulados e questões de diferentes vestibulares. 

 

Cuide da ansiedade

É normal que o vestibulando sinta ansiedade, afinal, provas são julgamentos. Porém, não se deixe dominar pelo sentimento. Ao longo do ano, intercale sua rotina de estudos com atividades de lazer e exercícios físicos que ajudem a controlar a ansiedade. E lembre-se: ser aprovado em medicina é o sonho de muitos, mas a realização dele depende de planejamento e muita dedicação.

 

Tenho dificuldades, quais são minhas chances?

Para os alunos que ainda estão imaturos nos estudos ou possuem dificuldades, o Prime oferece o Prime Plus, com aulas de reforço à tarde, focadas nas disciplinas de exatas e biologia. Na prática, o aluno do Prime Plus vai frequentar as aulas de manhã e, no período da tarde, receberá atenção individualizada nas disciplinas de exatas e também em biologia, que tem grande peso nos vestibulares de medicina. O professor de cada uma das áreas reforça o conteúdo já dado na aula do matutino, acompanhando os alunos na resolução de exercícios, esclarecendo dúvidas e orientando o estudo.

Conheça a trajetória de alunos Prime que passaram em Medicina