Ser aprovado em medicina exige esforço e organização

Passar no vestibular de Medicina é um sonho que se realiza de forma diferente para os candidatos. Alguns estudantes podem levar de três a quatro anos para conseguir a sonhada aprovação na universidade, enquanto outros são aprovados depois de um ano ou dois de cursinho. Independentemente do tempo necessário para passar no vestibular, só há uma certeza: ser aprovado em medicina exige esforço, foco, dedicação e um bom método de estudos.

Marília Folini Tomeleri, 20, foi aluna do cursinho Prime e obteve aprovação no vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL) para medicina. A trajetória foi longa. Ela fez quatro anos de cursinho até conseguir a aprovação na faculdade que escolheu. “Eu sabia que não seria fácil. Meus primos que passaram em medicina fizeram mais de dois anos de cursinho, por isso estava preparada” conta.

A caloura de medicina conta que, após passar para a segunda fase do vestibular pela primeira vez, a esperança de aprovação só aumentou. “Ano passado fiquei muito triste por não ter sido aprovada, pois sabia que tinha chances. Passei este ano e estou muito feliz”, comemora.

Ela revela que fazer cursinho no Prime foi fundamental para atingir essa vitória. “Os professores são muito prestativos, o material é bom e a coordenação é acolhedora com todos. Foi no Prime que ganhei segurança”, elogia.

Aos vestibulandos que continuam nesta batalha ela recomenda persistência. “Muita gente está muito perto da aprovação, não desistam!”


CRONOGRAMA DE ESTUDOS

Aos 18 anos, Gustavo Borgo de Oliveira também foi aprovado no vestibular de Medicina da UEL depois de fazer um ano de cursinho no Prime. “Segui todas as recomendações dos professores e da coordenação do Prime e deu certo”, comemora.

Ele conta que elaborou um cronograma de estudos e seguiu todos os passos. Além disso, resolveu muitos exercícios. “O coaching pedagógico oferecido pelo cursinho me ajudou a ter foco e organização”, destaca. Outro diferencial, segundo ele, é estar em um ambiente onde todos buscam o mesmo objetivo. “É muito motivador”, diz.

Matheus Kleuer, 18, foi aprovado na UEL após três anos de cursinho. Ao contrário da maioria dos candidatos, ele iniciou os estudos para o vestibular ainda no segundo ano do ensino médio, quando decidiu fazer cursinho ao mesmo tempo em que o colégio. Foi no ano que se dedicou integralmente ao cursinho no Prime, porém, que obteve a aprovação. “O material é excelente e oferece muitos exercícios”, revela ele, que contabilizou a resolução de 17.500 exercícios no ano. “O apoio dos amigos, dos professores e da coordenação foi fundamental. No Prime, me sinto em casa”, afirma.