Redação: como tem sido seus feedbacks?

A nota da redação é um importante diferencial no ENEM e em vestibulares de alto desempenho, como medicina. Quase sempre é a redação o critério de desempate, podendo ser a “vilã” ou a “heroína” da história. Por isso, ter boas aulas, praticar a escrita e ter o seu texto bem avaliado  aumentam  suas chances de  conseguir uma vaga nas melhores universidades. Não tenha dúvidas de que escrever semanalmente é o melhor caminho para a produção de textos bem estruturados e fundamentados, mas não é suficiente. Para desenvolver a habilidade escrita, é fundamental também que seus textos sejam corrigidos por profissionais capacitados e devolvidos para que você possa analisar seus erros e acertos. Refletir sobre o que errou, entendendo o porquê do erro é a melhor forma de se desenvolver.  Inclusive, é recomendado que textos com muitos problemas sejam reescritos. Entenda: redação sem feedback consistente tem pouco efeito. E aí? Suas redações estão sendo corrigidas?

 No cursinho Prime, em Londrina, todas as redações dos alunos são corrigidas e devolvidas com um feedback sobre os erros cometidos. O Prime tem uma equipe exclusiva de corretores de redação que, sob a supervisão da professora Marcia Chireia, lê todos os textos dos alunos, corrige e os retorna para os estudantes com apontamentos para aprimoração das ideias. A equipe avalia o desempenho de cada sala e discute os principais problemas apresentados, que são retomados em aulas posteriores por meio de exercícios cujo objetivo é desenvolver habilidades não alcançadas.

Esse trabalho incansável não perdeu força neste período de quarentena. A produção, correção e devolução das redações com apontamentos permanecem firmes.  O cursinho, que continuou ofertando aulas online, com o mesmo cronograma que ocorria na modalidade presencial, mantém o olhar atento para a escrita de seus alunos.

 Diferencial para passar no vestibular

 No cursinho Prime, as aulas de redação abordam estratégias de leitura e escrita e técnicas de redação para que o aluno amplie suas habilidades ao formular o pensamento por escrito. “Não ensinamos apenas o que fazer, focando as aulas só nas características de cada gênero. Ensinamos como fazer, valorizando os erros e acertos dos próprios alunos  como estratégia de aprendizagem. O aluno é estimulado e orientado a observar atentamente problemas na escrita para ampliar sua argumentação e linguagem”, explica Marcia. Outro diferencial do Prime é que o número de redações entregues para a correção não é limitado. O aluno pode fazer e refazer as redações o quanto for preciso. 

Como as propostas variam de acordo com a universidade pretendida pelo estudante, o Prime prepara diferentes opções de produção sobre um mesmo tema, possibilitando que o estudante direcione o texto de acordo com as universidades que busca. Os alunos recebem semanalmente uma média de três propostas, mas também podem escrever redações já dadas em vestibulares anteriores.

 Redação não deve ser engavetada

 Quando o aluno escreve a redação e não recebe uma devolutiva sobre o texto, corre o risco de continuar cometendo os mesmos erros. “É preciso que um especialista olhe para a redação e aponte questões relacionadas à  argumentação, à informatividade, à coesão e coerência. Se o aluno só escreve, fica com a sensação de saber tudo ou não saber nada. Mas nem sempre a sensação coincide com o discurso que ele apresentou por escrito”, esclarece a professora. “Nem sempre o que você escreve está claro para o outro que lê, por isso redação na gaveta, feita por fazer, não trará muita vantagem”. 

Estudantes contam como a redação ajudou na aprovação em medicina

Perguntamos a alunos do Prime que conquistaram vaga em importantes cursos de medicina sobre a importância de ter uma boa nota na redação para conseguir a aprovação. "No ENEM minha nota da redação foi de 720 para 940 e com isso consegui a aprovação em medicina na USP Pinheiros. Por essa conquista, agradeço imensamente à professora Márcia e a todos professores do Prime que fizeram parte do meu aprendizado", conta Otávio Bueno.

Jéssica Túlio, aprovada em medicina na UEL e nota máxima em redação na UEM, conta sua experiência: “meu maior sonho era ser aprovada em medicina na UEL. Sabia que, para isso, precisava ir muito bem na redação. No Prime descobri que era necessário muito mais que conteúdo e que também precisava dominar estruturas, saber um vocabulário próprio para cada gênero e muita gramática.Tudo que sei sobre redação hoje, aprendi no Prime!"

Carla Cogo tirou nota 940 na redação do ENEM. "As aulas de redação no Prime me mostraram que a escrita deve ser racional e estruturada. O tema do ano passado não foi tão confortável para mim e saber como explorar a coletânea para montar os argumentos e o esqueleto do texto, me ajudou a não entrar em desespero na hora da prova", conta.