Estudar nas férias é essencial para quem quer passar em medicina

Quem quer passar no vestibular de medicina pode tirar férias? Com a chegada do recesso escolar de julho, essa pergunta passa pela cabeça dos vestibulandos que seguem firmes no objetivo de passar em medicina. Aqui no Curso Prime, em Londrina, a gente sabe que o medicineiro não pode parar de estudar mesmo nas férias. 

Porém, com nossa experiência de mais de dez anos preparando alunos de alta performance para o vestibular, estamos certos que também é preciso diminuir o ritmo para recarregar as energias. Afinal, um cérebro estafado não aprende, não consegue assimilar e gravar as informações. Por isso, a estratégia das nossas orientadoras de estudos Marcia Chireia e Silvia Miccoli é que você aproveite os dias de férias para pôr o conteúdo em dia e fazer revisões.

Quanto tempo devo estudar nas férias?

Estudar o dia inteiro durante as férias é jogar seu tempo fora, pois o exagero pode comprometer sua performance nos meses de cursinho que ainda vêm pela frente. Por isso, reserve um período do dia para estudar e aproveite o tempo livre para descansar e fazer coisas que você gosta: passeios com amigos e família, praticar esportes, ver um filme ou série e até mesmo ler - por prazer - as obras obrigatórias dos vestibulares que você está priorizando. A nova lista da UEL 2023, por exemplo, tem livros muito interessantes, como o professor Biti detalhou aqui no Blog do Prime.

O que devo estudar?

Se você não tem matéria atrasada, é hora de revisar temas em que ainda comete erros e buscar exercícios de conteúdos recorrentes dos principais vestibulares. Marcia e Silvia advertem que não é uma boa ideia adiantar conteúdos que ainda serão estudados no cursinho, pois isso pode atrapalhar seu planejamento e causar angústia diante de assuntos que não entendeu. 

O mesmo vale para resolução de vestibulares anteriores: resolva questões que já conhece o conteúdo e deixe as dúvidas para serem selecionadas com os professores na volta às aulas. Porém, se nessa trajetória você encontrar questões de matérias já estudadas e que não soube responder, nada de preguiça: volte aos conteúdos e estude as matérias. 

Está com o conteúdo em dia? Lembre-se que há diferença entre “aprender”, “entender” e “apreender”.  Nós entendemos quando ouvimos uma explicação ou revisamos o conteúdo.  Aprendemos quando lembramos sozinhos do que está sendo estudado e apreendemos quando resolvemos os exercícios sem necessidade de ajuda. Ninguém aprende sem rever e memorizar. 

Na hora da revisão, siga essa dica prática: antes de consultar o material didático, coloque o título da matéria e liste as informações das quais se lembra. Só depois deste exercício procure ler a teoria e observar os pontos dos quais não se recordava.

Estabeleça prioridades: é claro que você vai ter vontade de estudar apenas as matérias que gosta e tem facilidade, mas o vestibular não leva as preferências pessoais do candidato em conta. Por isso, reconheça suas dificuldades e priorize esses temas na hora de revisar os conteúdos. 

Boas férias e bons estudos!