Segundo dia do ENEM 2021: ainda dá tempo de manter a calma e fazer uma boa prova

Passado o primeiro dia do ENEM 2021, é hora de concentrar os esforços na prova de Matemática e Ciências da Natureza, que ocorre no dia 28 de novembro. A orientadora de estudos do Curso Prime, Marcia Chireia, lembra que o melhor caminho para fazer uma boa prova é minimizar “medos, grilos, paranoias e ansiedade”.

LEIA MAIS

Dicas dos alunos Prime que se deram muito bem no ENEM!

https://www.cursoprimelondrina.com.br/blog/enem-2021-dicas-para-obter-bons-resultados-no-exame

A hora é de pensar no futuro! Por isso, esqueça o que aconteceu no primeiro dia de prova e foque em dar o seu melhor no segundo dia. Cada questão vale muito e você não quer perder a concentração nesta etapa da prova por influência de coisas que já ocorreram e sobre as quais não temos controle, certo? Por isso, pedimos para a Márcia listar algumas dicas para te ajudar. Confira!

Dicas para manter a calma para o segundo dia de ENEM

  1.  Não corrija a prova do primeiro dia por gabaritos provisórios. Nem sempre esses gabaritos estão certos e os falsos resultados podem desestabilizá-lo. Espere finalizar o segundo dia antes de conferir qualquer coisa. 
  2.  Esqueça o que fez na redação, pelo menos nesta semana. Não exponha suas ideias, não peça para ninguém ver ou analisar, não peça para ninguém corrigir, não fique lendo exemplos de textos que rolam por aí, nem vendo vídeos comentando a prova ou possíveis argumentos. A redação tem uma infinidade de possibilidades e, neste momento, você não precisa ficar preocupado se tangenciou o tema, se fez bons argumentos, se fez uma boa PI, etc, etc, etc. Já escreveu! Já está escrito! Espere o segundo dia da prova passar pra pensar nisso, caso esteja curioso. 
  3. Silencie ou deixe de seguir grupos, perfis ou pessoas que ficam comentando a prova do primeiro dia, anunciando notas e outros temas sobre os quais não temos controle. Nada é real até que saia o gabarito oficial. Assim, você se poupa de preocupações que em nada agregam para o segundo dia. 

 

E, se você chegou até aqui, que tal retomar algumas dicas para fazer uma boa prova?  

  • Controle o tempo! Você terá em média três minutos para resolver cada questão, mas como não pode usar relógio, precisará se pautar pela marcação do tempo que o fiscal faz no quadro, indicando  a passagem de cada meia hora. Atenção: é importante deixar um tempo para preencher o gabarito e fazê-lo com atenção. 
  • Comece pelas questões mais fáceis e busque aquelas em que há imagens e gráficos, pois possivelmente serão de interpretação. Intercalar as áreas é uma ideia boa porque permite descansar dos temas. 
  • Identifique as perguntas difíceis e não perca tempo com elas. Uma boa estratégia é criar uma simbologia para sinalizar as questões fáceis que responderá com certeza, as que geraram dúvidas e as que você não soube responder. Concentre-se em responder primeiro o que você sabe, atendendo assim aos critérios da Teoria de Resposta ao Item (TRI) que orienta a pontuação do ENEM. Deixe as questões difíceis por último, assim poderá responder o maior número possível de questões.
  • Você já sabe que não dá para estudar novos conteúdos na semana que antecede o ENEM. Por isso, aproveite para desacelerar e se concentrar na prova, reduzindo as atividades cotidianas. Lembre-se que o ENEM é uma maratona que vai exigir cuidados com  corpo e mente.Quanto mais você se concentrar, melhor será seu desempenho no exame. 

 

A equipe Prime torce por você! Boa Prova!!!