Dicas para quem vai fazer cursinho pré-vestibular em 2024

 O começo ou recomeço do curso pré-vestibular sempre gera um certo desconforto e  ansiedade entre os estudantes. O início do ano escolar, portanto, é uma oportunidade para refletir sobre quais são seus objetivos ao acordar todos os dias para ir ao cursinho: alcançar a aprovação em um vestibular que garanta a conquista da vaga desejada no ensino superior. 

Tanto para quem está recomeçando como para quem está começando agora a jornada rumo à aprovação no vestibular, o comprometimento é um comportamento muito necessário.

Por isso, convidamos a orientadora de estudos do Curso Prime em Londrina, Silvia Miccoli, a compartilhar algumas dicas para os estudantes que buscam o ingresso nas melhores universidades. 

Estou recomeçando o cursinho, como devo me comportar?

Para quem está recomeçando o cursinho pré-vestibular, Silvia avisa que o processo não é muito agradável. Afinal, significa que o aluno não foi aprovado no concurso que almejava. Neste contexto, mesmo quem foi para a segunda fase e “bateu na trave” precisa lidar com a frustração de um resultado que não era o desejado. 

Se esta é a sua situação, Sílvia faz um alerta: antes de retomar os estudos, faça uma boa reflexão sobre o que faltou realizar no ano anterior, seja em termos de dedicação ou assertividade. 

A experiência de muitos anos com alunos em preparação para o vestibular confere a ela a segurança para incentivar a reflexão: será que o papel de estudante foi de fato cumprido ao longo do ano passado? Será que o aluno fez tudo aquilo que foi proposto?

“Quando o aluno vai recomeçar o cursinho, ele precisa ter em mente o que faltou para que a gente possa começar, a partir daí, reconstruir todo o repertório”, diz. 

Estou começando o cursinho, como devo me comportar?

O aluno que está iniciando o primeiro ano de cursinho pré-vestibular em geral acabou de sair da terceira série do ensino médio. Por isso, ele chega com a experiência de estudar para conseguir a nota nas provas que vão garantir a aprovação no ano escolar. 

O primeiro passo é entender que as demandas do vestibular são muito maiores do que as exigências e demandas da escola.

“É preciso que esse aluno compreenda que a cobrança vai ser muito maior, que a vida dele vai ser mais desconfortável. Mesmo em relação aos alunos responsáveis, dedicados e organizados, a experiência de chegar ao cursinho provoca um estranhamento, pois eles descobrem que não viram todo o conteúdo do vestibular no ensino médio”, destaca. 

A orientadora de estudos lembra que, às vezes, o ensino médio deixa de passar conteúdos que são de alta recorrência nos principais vestibulares. O cursinho, neste contexto, tem o objetivo de trabalhar esses conteúdos de maneira sistemática. Então, é importante o estudante compreender que ele está iniciando um processo e vai adquirir o repertório esperado ao longo do ano. 

“Muitas vezes, atingir os objetivos pode levar um pouco mais de tempo, mas isso não significa que seja impossível”, lembra. 

Habilidades emocionais também são importantes no cursinho pré-vestibular

Além do repertório de conteúdos, o estudante vai ter que desenvolver habilidades emocionais importantíssimas para superar o desafio do vestibular. Por isso, no Curso Prime, todos os alunos estão em constante relacionamento com a equipe de mentoria. 

Esses profissionais vão orientar em relação à:

  • Organização
  • Tempo e qualidade de estudos
  • Alimentação
  • Lazer
  • Como utilizar o material didático de forma eficiente
  • Como se comportar na sala de aula
  •  Como ter uma postura ativa no aprendizado

Silvia reforça que a preparação para o vestibular impõe a responsabilidade de trilhar um caminho sólido e firme, sabendo que haverá desconforto ao longo desse processo. O aluno que tem um propósito determinado e definido, porém, será capaz de persistir e seguir em frente.