Dicas para fazer uma boa redação no Vestibular UEL 2024

Preparar-se adequadamente para a redação do vestibular da UEL 2024 é fundamental para garantir o sucesso na aprovação, especialmente em cursos altamente competitivos como medicina, onde a nota na redação pode ser determinante. 

Na edição 2024 do vestibular, a UEL solicitará de 2 a 4 textos em prosa, conforme as instruções da prova. A professora de redação Marcia Chireia, do curso Prime de Londrina, reuniu algumas dicas valiosas para apoiar os candidatos na elaboração da redação:

  • Atenção ao texto motivador: Analise cuidadosamente o texto motivador, identificando cenário, personagens e época. Evite o erro comum de fugir do tema, destaca a professora Marcia Chireia. "Leia e interprete a proposta com atenção para compreender a temática elaborada."
  • Evite frases longas: Opte por frases concisas, evitando explicações prolongadas.
  • Prefira o uso de verbos no passado para uma abordagem mais assertiva.
  • Atenção aos comandos da prova: Analise os verbos utilizados no enunciado e construa seu texto conforme as solicitações, seja interpretando, comentando, resumindo ou expressando opiniões, entre outros.
  • A banca examinadora da UEL valoriza a concisão e a objetividade, enfatizando habilidades como reflexão, análise, comentário, resumo e conclusão, expressas em textos mais curtos que os frequentemente cobrados em vestibulares. É aconselhável que o aluno não se prenda a preciosismos linguísticos, com uso de vocabulário sofisticado, mas que escolha um vocabulário mais simples e exato. Ainda, é essencial evitar o estilo desenvolvido para o ENEM.
  • Para não fugir do tema, é crucial que o candidato tenha em mente que os temas da redação da UEL são construídos de forma longa, por isso, precisa se atentar às palavras-chave. A delimitação acontece também pela coletânea de textos de referência. Ler com atenção  coletânea, buscando principalmente levantar causas, consequências ou exemplos relacionados ao tema é primordial. 

Atenção às datas

 A segunda fase da UEL ocorrerá nos dias 26, 27 e 28 de novembro:

  • 26 de novembro, das 14 às 18 horas: provas de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação.
  • 27 de novembro, das 14 às 18 horas: prova discursiva de Conhecimentos Específicos.
  • 28 de novembro, das 8h às 11h e das 14h às 18h: prova de Habilidades Específicas para os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda e Design Gráfico.