Dicas para combater a ansiedade na segunda fase do Vestibular UEL 2024

A segunda fase do vestibular da UEL é um momento repleto de ansiedade e expectativas para os candidatos. Após a superação dos desafios da primeira fase, os estudantes estão mais próximos de garantir uma vaga na universidade, o que inevitavelmente impacta seu estado emocional e mental.

Silvia Miccoli,  orientadora de estudos do Curso Prime em Londrina, trabalha diariamente com vestibulando e tem uma compreensão profunda desta realidade. "Neste momento, praticamente na véspera da segunda fase, é crucial que o aluno se mantenha fiel à sua orientação e organização de estudos", destaca. "Uma rotina estabelecida dificulta a instalação da ansiedade, preservando tanto a estabilidade emocional quanto a cognitiva."

Silvia enfatiza a importância do equilíbrio entre estudos e lazer nos dias que antecedem a prova. "O cérebro precisa estar descansado para demonstrar todo o conhecimento adquirido. Equilibrar momentos de estudo com atividades relaxantes é fundamental", aconselha.

Dicas práticas

Na antevéspera do vestibular da UEL, ela sugere revisar assuntos importantes, intercalando com pausas para descontração. Na véspera, a dica é que, pela manhã, o estudante priorize a revisão de temas  que já domina com tranquilidade, reservando a tarde para descanso.

No dia da prova, Silvia Miccoli destaca a importância de compreender a ansiedade. "Existem dois tipos: a positiva, ligada à responsabilidade do estudo dedicado, e a negativa, que pode paralisar o aluno."

No caso positivo, a especialista observa que, geralmente, após o desenvolvimento das primeiras questões, a ansiedade diminui, permitindo ao candidato concentrar-se na prova. 

Já a ansiedade negativa é aquela que paralisa, se manifestando com sudorese, dor de cabeça, aceleração do batimento cardíaco e distúrbios gastrointestinais.  Neste caso, Silvia aconselha medidas como sair da sala, tomar água e tentar se reconectar com a prova de forma tranquila, mas adverte que, em muitos casos, esse comportamento acaba afetando o desempenho. 

Atenção às datas

 A segunda fase da UEL ocorrerá nos dias 26, 27 e 28 de novembro:

  •  26 de novembro, das 14 às 18 horas: provas de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação. 
  •  27 de novembro, das 14 às 18 horas: prova discursiva de Conhecimentos Específicos.
  •  28 de novembro, das 8h às 11h e das 14h às 18h: prova de Habilidades Específicas para os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda e Design Gráfico.