Dicas do Prime para quem vai fazer vestibulares Fuvest e Unesp

Quem vai fazer vestibular Fuvest e Unesp para 2024 precisa conhecer as regras dos concursos para não perder as provas por distração ou esquecimento. Com provas da primeira fase marcadas para novembro, os dois vestibulares já liberaram a consulta aos locais de prova. 

O curso Prime é o mais tradicional pré-vestibular especializado em medicina de Londrina. Para te ajudar a se organizar para os vestibulares paulistas, preparamos um guia. 

 

Conheça as obras literárias cobradas pela Fuvest

Saiba tudo sobre a Fuvest 2024

Os candidatos inscritos para participar da primeira fase do vestibular 2024 da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) já podem conferir os locais onde serão realizados os exames. Na área do candidato, neste link, é preciso informar o nome, CPF ou o número de inscrição para consultar o endereço em que deve comparecer.

1ª fase

A  primeira fase do exame  será em 19 de novembro, em cidades da região metropolitana de São Paulo, bem como em cidades do interior e litoral. 

Atenção aos horários: os portões fecham às 13 horas - quando inicia a prova - e o exame se encerra às 18 horas. A primeira fase da Fuvest tem 90 questões no formato múltipla escolha, com cinco alternativas, em que apenas uma delas é correta. 

O conteúdo da prova é de Conhecimentos Gerais e aborda as disciplinas do núcleo comum obrigatório do Ensino Médio, sendo algumas questões interdisciplinares nas disciplinas de  Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química. 

É necessário acertar pelo menos 30% da prova, ou seja, 27 questões, para convocação para a segunda fase.

2ª fase

A segunda fase da Fuvest 2024 será nos dias 17 e 18 de dezembro de 2023, das 13 às 17 horas. Lembre-se de chegar com antecedência, pois os portões fecham às 13 horas. Fique atento, pois na segunda fase o local de prova pode sofrer alteração. 

Na segunda fase, ambas as provas são de questões discursivas e o número de questões varia: no primeiro dia são 10 questões discursivas de Português, sobre interpretação de textos, gramática e literatura, e uma redação. No segundo dia, são 12 questões discursivas de 2 a 4 disciplinas específicas à carreira inscrita.  

O que levar na Fuvest 2024

Não é necessário nada extraordinário para realizar as provas do vestibular. Basta levar seu documento de identidade, digital ou físico, e uma caneta esferográfica de tinta azul ou preta e de corpo transparente.  Se quiser, pode levar garrafas de água, alimentos leves, lápis, lapiseira, borracha, apontador e régua transparente.

O que não poderá ser utilizado? 

Para garantir que o vestibular seja justo para todas as pessoas, materiais estranhos à realização da prova serão proibidos, e casos específicos poderão ser analisados. Será proibido o uso de:

  •  relógio individual de qualquer tipo; 
  • equipamento eletrônico, como calculadora, telefone celular, computador, tablet, reprodutor de áudio, máquina fotográfica, filmadora, equipamento eletrônico do tipo vestível (como smartwatch, óculos eletrônicos, ponto eletrônico) etc.; 
  • material impresso ou para anotações; 
  • corretivo de qualquer material ou espécie; 
  • caneta hidrográfica ou outras, diferentes de caneta esferográfica; ƒ caneta marca-texto; ƒ compasso; 
  • lápis com tabuada; 
  • gorro, boné, chapéu ou similares, óculos de sol; 
  • protetor auricular, fone de ouvido ou similares;
  •  quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.

Saiba tudo sobre o vestibular da UNESP 2024

 A Universidade Estadual Paulista (Unesp) divulgou no site da Fundação Vunesp  a consulta de local de prova da primeira fase do Vestibular 2024, com 67.430 candidatos e 6.596 vagas. 

O exame será realizado em 15 de novembro (feriado nacional), em 35 cidades, sendo 31 no Estado de São Paulo e ainda em Brasília/DF, Campo Grande/MS, Curitiba/PR e Uberlândia/MG. 

1ª fase

A primeira fase da Unesp será no dia 15 de novembro, com fechamento dos portões às 14 horas, quando inicia a prova que terá duração de 5 horas. São 90 questões de múltipla escolha das áreas de Linguagens e suas Tecnologias (elementos de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte); Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Física e Química); e Matemática e suas Tecnologias. A prova poderá conter questões interdisciplinares.

O calendário do Vestibular Unesp 2024 prevê a publicação do resultado da primeira fase em 4 de dezembro.

2ª fase

A segunda fase da Unesp será em  10 e 11 de dezembro (domingo e segunda-feira) e a divulgação do  resultado final em 31 de janeiro de 2024. 

 No primeiro dia, os candidatos respondem 24 questões contemplando as áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (história, geografia, filosofia e sociologia); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia, química e física) e Matemática e suas Tecnologias (matemática). 

No segundo dia, são 12 questões contemplando a área de Linguagens e suas Tecnologias (língua portuguesa e literatura, língua inglesa, educação física e arte) e Redação. 

A duração de ambas as provas é de cinco horas.

O calendário completo está disponível no Manual do Candidato.

O que levar no vestibular da Unesp

Para a realização das provas o candidato deverá levar: 

  • caneta esferográfica com tinta preta; 
  • régua transparente;

O candidato deverá exibir, em todas as provas, original de um dos seguintes documentos de identificação: Cédula de Identidade - RG;  Carteira Nacional de Habilitação, expedida nos termos da Lei Federal nº 9.503/97; Certificado Militar; Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS; Passaporte; Registro Nacional de Estrangeiros - RNE; Carteiras de Identidade expedidas pelas Forças Armadas, Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares; Carteira de Órgão ou Conselho de Classe.

Durante a realização das provas, é proibido o uso de dispositivos eletrônicos, tais como calculadoras, telefones celulares, relógios, reprodutores de áudio ou qualquer outro material que não seja fornecido pela Fundação Vunesp. Além disso, não será permitido o uso de acessórios como protetores auriculares, bonés, gorros, chapéus e óculos de sol.