8 dicas de resolução das provas para um bom desempenho no ENEM 2021

A prova do ENEM é uma maratona de conhecimento e resistência, por isso, alcançar um bom desempenho para garantir uma vaga na universidade dos seus sonhos depende de usar boas estratégias para resolver o exame até o final.

Se você vai fazer o ENEM 2021 e sente que pode ficar confuso ao abrir os cadernos de questões, o Curso Prime vai te ajudar! Preparamos uma lista de dez dicas para resolver as provas com eficiência e alcançar um bom resultado. 

1 - Vamos começar com Redação? Se você está tentando medicina ou outro curso concorrido, a redação pode ser a maior nota entre todas as provas, por isso, a dica é começar a resolução por ela. É importante que você conheça a estrutura de redação cobrada no exame e siga todas as regras aprendidas no cursinho. Para escrever um texto nota 1000, leia a proposta com atenção, analise os materiais de apoio e faça o rascunho. O ideal é que você leve até uma hora para rascunhar sua redação e reserve um tempo para reler e passar a limpo no final. 

LEIA MAIS:

Dicas para escrever a redação sem conhecer o tema proposto

10 dicas para fazer uma boa redação do ENEM

2 -Depois de terminar o rascunho da redação, é hora de continuar a resolução da prova dando prioridade às disciplinas em que tem mais facilidade. Considere intercalar as questões de Ciências Humanas e Linguagens e Códigos, revezando também entre as questões de textos mais longos e as mais objetivas. 

3 - Tem dúvidas sobre controlar o tempo? No primeiro  dia de prova, a recomendação é reservar até 1h40min para cada exame - Ciências Humanas e Linguagens e Códigos -, mais uma hora para a redação. Reserve meia hora para passar a redação a limpo e não se esqueça de fazer pausas para tomar água, ir ao banheiro e respirar. 

4 - No segundo dia de provas - Matemática e Ciências da Natureza - a estratégia de dar prioridade às disciplinas em que tem mais facilidade continua válida. Comece pelas questões mais fáceis e busque aquelas em que há imagens e gráficos, pois possivelmente serão de interpretação. Intercalar as áreas é uma ideia boa porque permite descansar dos temas. 

5 - No segundo dia, você terá em média três minutos para resolver cada questão, mas como não pode usar relógio, precisará se pautar pela marcação do tempo que o fiscal faz no quadro, indicando  a passagem de cada meia hora. Atenção: é importante deixar um tempo para preencher o gabarito e fazê-lo com atenção. 

 6 - E as perguntas difíceis? A dica é identificá-las e não perder muito tempo com elas. Uma boa estratégia é criar uma simbologia para sinalizar as questões fáceis que responderá com certeza, as que geraram dúvidas e as que você não soube responder. Concentre-se em responder primeiro o que você sabe, atendendo assim aos critérios da Teoria de Resposta ao Item (TRI) que orienta a pontuação do ENEM. Deixe as questões difíceis por último, assim poderá responder o maior número possível de questões.

7 - Nos dias anteriores ao ENEM, aproveite para focar seus estudos nas provas da semana: Ciências Humanas e Linguagens e Códigos antes do dia 21 e Matemática e Ciências da Natureza antes do dia 28. Como você já estudou a teoria, pode resolver algumas questões de cada área do conhecimento, usando o critério das habilidades exigidas na matriz de referência para escolher. Você já sabe que não dá para estudar novos conteúdos na semana que antecede o ENEM. Por isso, aproveite para desacelerar e se concentrar na prova, reduzindo as atividades cotidianas. Lembre-se que o ENEM é uma maratona que vai exigir cuidados com  corpo e mente.Quanto mais você se concentrar, melhor será seu desempenho no exame

8 - Não se contamine pelas confusões na organização  do ENEM.Tente ficar alheio às polêmicas, pois essa preocupação não vai ajudar a melhorar seu desempenho. Lembre-se que as questões da prova serão do banco nacional de itens, que já estão prontas e não serão reescritas. Mesmo que haja substituições, as novas questões também serão do banco. Por outro lado, o debate traz uma dica: questões polêmicas e de cunho social podem não ser cobradas, pois o governo já sinalizou que espera uma prova mais técnica, como já aconteceu no ano passado.