Saiba quais são as principais mudanças do vestibular 2021 da UEL

O Vestibular 2021 da UEL (Universidade Estadual de Londrina) terá mudanças impostas pela pandemia da Covid-19. A principal delas é que o concurso será realizado em uma única fase, no dia 14 de março de 2021, das 14h às 19h. As inscrições serão realizadas das 17h do dia 14 de setembro de 2020 até as 23h59min do dia 30 de outubro de 2020, no site da COPS (www.cops.uel.br).

Nesta edição, só serão corrigidas as redações dos candidatos que acertarem pelo menos 26% da prova de conhecimentos e não tirarem zero em qualquer um dos segmentos (Conhecimentos Gerais, Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa e Língua Estrangeira). Quem não atingir essas exigências será eliminado!

A obtenção da pontuação mínima, porém, não garante a correção da prova de Redação (veja abaixo como vai funcionar a classificação) . 

O resultado do vestibular 2021 da UEL será divulgado no dia 30 de abril de 2021, às 12h, no endereço eletrônico www.cops.uel.br.  

Conheça as 15 principais mudanças do vestibular 2021 da UEL:

1 - O valor da inscrição foi reduzido e na edição 2021 custará R$ 135,00.

2 - As provas serão aplicadas preferencialmente na cidade de Londrina, mas caso os locais para o ensalamento dos candidatos não sejam suficientes, podem ocorrer provas em municípios vizinhos. 

3 - A prova de conhecimentos gerais terá 36 questões de múltipla escolha e pontuação máxima de 54 pontos. O conteúdo será abordado na perspectiva interdisciplinar com base em áreas de conhecimento desenvolvidas no Ensino Médio, nas seguintes disciplinas: Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia.

4 - A prova de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa terá 10 questões de múltipla escolha, com pontuação máxima de 15 pontos.  Saiba aqui quais são as obras literárias cobradas no vestibular da UEL.

5 - A prova de Língua Estrangeira será composta de 4 questões de múltipla escolha, que versarão sobre a língua espanhola, a língua francesa ou a língua inglesa, conforme escolha do candidato no ato da inscrição. A pontuação máxima será de 6 pontos. 

6 - Atenção para a prova de REDAÇÃO, que será composta de uma ÚNICA PROPOSTA, a partir da qual o candidato deverá produzir um texto dissertativo-argumentativo a partir de um comando dado. A redação terá pontuação máxima de 25 pontos

7 - O conteúdo da Prova de Conhecimentos e Prova de Redação será o mesmo para todos os candidatos inscritos no Processo Seletivo Vestibular 2021. 

8 - Serão eliminados do Processo Seletivo Vestibular 2021 e não terão a Prova de Redação corrigida os candidatos que obtiverem aproveitamento inferior a 26% na prova de Conhecimentos (Conhecimentos Gerais, Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa ou Língua Estrangeira).

9 - Também serão eliminados do Processo Seletivo Vestibular 2021 e não terão a prova de redação corrigida os candidatos que obtiverem pontuação zero em quaisquer uma das partes: Conhecimentos Gerais, Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa ou Língua Estrangeira.

11 -  Para cursos com concorrência de até 15 candidatos inscritos por vaga será corrigida a quantidade de redações equivalente a até 3 vezes o número de vagas ofertadas por sistema de inscrição (universal, cota para escola pública, cota para negro de escola pública ou cota para negro de forma irrestrita, independente do percurso de formação).

12 - Para cursos com concorrência acima de 15 (quinze) candidatos inscritos por vaga será corrigida a quantidade de redações equivalente a 5 vezes o número de vagas ofertadas por sistema de inscrição. No caso de medicina, que oferece 80 vagas, serão 400 redações corrigidas. 

13- A relação dos candidatos classificados e não eliminados e que terão a Prova de Redação corrigida, será publicada no dia 7 de abril de 2021, no endereço eletrônico www.cops.uel.br. 

 14 - A utilização de máscara individual será obrigatória desde a entrada, durante a realização da prova, e a troca será necessária pelo menos uma vez ao longo do período de sua realização, até a saída do candidato do local de prova. 

15 - Os candidatos poderão portar seu próprio frasco de álcool em gel ou outros antissépticos para as mãos, desde que autorizados pelas autoridades sanitárias, os quais poderão ser vistoriados antes, durante e após o término das provas.

O que dizem os professores do cursinho Prime sobre o novo vestibular da UEL

Como já explicamos aqui no Blog do Prime, as provas de Linguagens e Redação terão peso importante no novo formato do vestibular da UEL. Por isso, é hora de se dedicar aos estudos destas áreas, sem esquecer, entretanto das outras disciplinas. Afinal, para ter sua redação corrigida, será necessário tem um bom desempenho nas provas de Conhecimentos.

A professora de redação do Prime, Márcia Chireia, destaca que será possível focar os estudos apenas na modalidade de redação exigida, dissertativa-argumentativa, o que aumenta as chances de tirar uma boa nota. 

O professor Alisson, de matemática, também concorda que a redação será decisiva para a aprovação, mas ressalta que estudantes de alto desempenho, que buscam aprovação em medicina, terão que ir bem em todas as disciplinas. Por isso, o aluno que estuda todas as matérias vai se dar melhor, pois não haverá segunda fase e nem pesos diferentes para disciplinas específicas. Para ele, é hora de focar nos estudos de forma mais global.

O professor Thiago Rozante, de História, destaca que, neste formato, passa a ser obrigatório acertar quase todas as questões.Em História, ele acredita que uma das quatro questões seja de história do Paraná e outras duas de história geral, mas não há como prever a totalidade da prova.