Mudanças no vestibular Fuvest para medicina ampliam oportunidades aos candidatos

A Fuvest anunciou mudanças importantes para o vestibular de medicina em 2025. A partir da próxima edição do concurso, os vestibulandos interessados em cursar medicina nos cursos disponíveis na USP (Universidade de São Paulo) em São Paulo, Bauru e Ribeirão Preto farão uma prova unificada.

Aqui no Curso Prime, em Londrina, somos especialistas em aprovação em medicina e temos muitos alunos que conquistaram vaga na USP. Neste artigo, vamos explicar em detalhes as mudanças no vestibular.

LEIA MAIS

Saiba quais são os livros de leitura obrigatória para a Fuvest 2025

Mais oportunidades em medicina na Fuvest 2025

Ao anunciar as mudanças, o objetivo da Fuvest é dar mais oportunidades para os candidatos, visto que, até o ano anterior, só era possível escolher uma das opções entre as três cidades no momento da inscrição. 

Já nas provas para a Fuvest 2025, que serão realizadas ao final de 2024, os candidatos vão se inscrever para a carreira “medicina” e informar,  no momento da inscrição, a ordem de preferência entre os três campi.

Na prática, a vantagem é o aumento de possibilidades de  ingresso: se o estudante não passar na primeira escolha, ainda pode ser aprovado nas outras duas. 

Outra novidade anunciada pela Fuvest diz respeito às provas de conhecimento específico na segunda fase do vestibular. Anteriormente, eram aplicadas questões de três disciplinas para quem se inscrevia para São Paulo ou Bauru.Já os concorrentes a uma vaga em Ribeirão Preto eram avaliados em quatro disciplinas. 

A partir do vestibular Fuvest 2025, a prova unificada terá questões das disciplinas específicas de biologia, física, química e geografia.

O curso de medicina é o mais disputado da USP. No vestibular 2024, o curso de São Paulo foi o mais concorrido, com 117,7 candidatos por vaga, seguido de medicina em Ribeirão Preto (86,6), e Bauru (78,2).

A partir da próxima edição da Fuvest, a concorrência também vai mudar, pois o índice será único, com o número total de candidatos inscritos na carreira dividido pelo número de vagas disponíveis nas três cidades. 

Os detalhes da mudança do vestibular serão publicados no edital, que deve sair no segundo semestre.