Conteúdos de matemática para passar no vestibular da UEL

O novo formato do vestibular 2021 da UEL traz muitas dúvidas sobre quais conteúdos de matemática devemos estudar para passar na prova. Na edição 2021, o exame será realizado em apenas um dia, em 14 de março, e terá 36 questões de conhecimentos específicos que englobarão Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia. Como serão poucas questões de cada disciplina, escolher o que estudar pode ser uma verdadeira loteria. Com as orientações certas, porém, é possível focar os estudos em conteúdos com maior chances de serem cobrados na prova.

Os professores Flávio Braga e Alisson, do cursinho Prime em Londrina, fizeram uma seleção de conteúdos de matemática que caíram em edições anteriores do vestibular da UEL e que precisam estar no seu roteiro de estudos. O Prime é especializado na preparação de estudantes de alto desempenho que buscam aprovação em vestibulares concorridos como medicina. 

Saiba quais são os conteúdos de matemática que podem cair na UEL

Matemática Básica

Porcentagem, conjuntos e equações do 1º e 2º grau.

Álgebra

Função afim, função quadrática, função exponencial, logaritmos, análise combinatória, probabilidade, progressão aritmética e geométrica.

Trigonometria

Trigonometria no triângulo retângulo e funções trigonométricas.

Geometria

Teorema de Pitágoras; semelhança de triângulos; estudo de polígonos regulares; estudo da circunferência; área de figuras planas; área e volume de sólidos.

Conheça as habilidades matemáticas que serão exigidas no vestibular 2021 da UEL

As questões de Matemática procuram identificar, nos candidatos, um conhecimento crítico e integrado dos conteúdos da Matemática do Ensino Médio. Espera-se que os candidatos demonstrem saber:

  • Ler, interpretar e utilizar representações matemáticas (tabelas, gráficos e expressões);
  • Transcrever mensagens matemáticas da linguagem corrente para a linguagem simbólica (equações, gráficos, diagramas, fórmulas, tabelas) e vice-versa;
  • Procurar, selecionar e interpretar informações relevantes para a compreensão da situação-problema;
  • Selecionar e elaborar estratégias de resolução de problemas;
  • Elaborar e apresentar argumentos consistentes nas resoluções;
  • Utilizar os conceitos e os métodos matemáticos em outras áreas do conhecimento.

Saiba como será o vestibular da UEL

As inscrições para o vestibular 2021 da UEL estão abertas até 23h59min do dia 30 de outubro e podem ser feitas no site da COPS (https://www.cops.uel.br/). Nesta edição, o valor da inscrição foi reduzido e será  R$ 135,00, que deverá ser pago via boleto até o primeiro dia útil após o dia 30 de outubro de 2020. A prova será no dia 14 de março, em uma única fase.

Devido ao enfrentamento à Pandemia da Covid-19, será obrigatória a utilização de máscara individual, desde a entrada, durante a realização da prova, até a saída do candidato do local de prova, sendo necessária a sua troca, pelo menos uma vez, enquanto estiver na sala de prova. Os candidatos poderão adentrar a sala de prova portando seu próprio frasco de álcool em gel ou outros antissépticos para as mãos, desde que autorizados pelas autoridades sanitárias, os quais poderão ser vistoriados antes, durante e após o término das provas.

Explicamos as mudanças no vestibular da uel AQUI e AQUI.

 

Saiba mais sobre a prova de linguagens e redação da UEL.