7 dicas para fazer uma redação nota 1000 no Enem 2024

Tirar uma nota acima de 900 no Enem aumenta consideravelmente suas chances de conquistar uma vaga nas melhores universidades brasileiras. Para quem tem a meta de entrar na graduação pelo Enem 2024, o início do ano letivo é a hora certa para começar a preparação com foco na redação nota 1000.  

Aqui no Curso Prime, em Londrina, somos especialistas em redação do Enem. Os resultados estão expressos no alto desempenho dos nossos alunos: a maioria deles atingiu notas muito altas na última edição do exame, comprovando a eficácia da nossa metodologia.

A orientadora de estudos e professora do curso de redação do Prime, Marcia Chiréia, explica que alcançar a nota 900+ no Enem tem que ser um projeto a longo prazo. 

“Independentemente do nível em que o aluno esteja, as notas mais altas são sempre fruto de um processo. Não basta apenas escrever bem, é importante praticar para atingir as competências desejadas”, explica. 

A seguir, pedimos para a professora Marcia elencar 7 dicas que você deve começar a seguir agora para entregar uma boa redação no Enem 2024. Acompanhe:

  1. Entenda exatamente o que é um texto dissertativo-argumentativo, pois esse é o gênero cobrado pelo Enem. Aprenda sobre a estrutura, compreendendo o tipo de informação que você precisa inserir em cada parte da redação.
  2. Leia a cartilha do corretor disponibilizada pelo INEP. Neste documento elaborado para orientar os corretores de redação, é possível entender quais são os critérios de avaliação em cada competência. 
  3. Faça treinos de análise da coletânea de textos que o Enem dispõe no enunciado. Como o exame costuma propor redações relacionadas a problemáticas sociais, o candidato certamente  precisará apontar a definição dos problemas, suas causas e os caminhos para a solução. Essas informações devem ser tiradas da coletânea para que sejam aprofundadas no texto.
  4. A redação  do Enem pressupõe um projeto de texto, um planejamento do que será escrito. Se o aluno não consegue montar uma frase que serve de tese, não vai ser capaz de desenvolver as partes do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão) e isso pode levar à perda de pontos.
  5. Assuma como tarefa diária a leitura de redações nota 1000, com um olhar de “investigador”. Dessa forma, será possível observar as semelhanças entre elas para entender o padrão valorizado pelo próprio Enem.
  6. O Enem traz problemáticas atuais que devem ser relacionadas com outros conhecimentos. Por isso, é preciso desenvolver repertório, o que muitas vezes pode ser feito durante as próprias aulas do Ensino Médio ou do cursinho pré-vestibular, relacionando os conteúdos das disciplinas com questões contemporâneas.
  7. Escreva no mínimo uma redação por semana, que deve ser corrigida e reescrita para melhorar os critérios que não atingiram uma boa avaliação.